O eterno cheiro das rosas ♥


Perdi tudo. Hoje sou um corpo vazio cuja alma foi de mãos dadas para outra realidade. Para o céu. Em que sítio mais poderias estar? Era de manhã bem cedo quando me chegou a notícia. Passei a ter ódio por números pares. O que senti só os demónios conseguiriam explicar. O frio daquela madrugada entranhou-se sob a forma de gemidos e senti o meu mundo a desabar. Foi uma dor dilacerante, estridente, que me rasgou e queimou por dentro. O pior dia de toda a minha vida. A maior perda da minha vida. A maior injustiça, a maior mágoa, a maior dor, a maior ausência, a maior angústia, o sofrimento mais opressor da força de viver e respirar. Sem ti o mundo perdeu a cor, parece mais pesado e causa-me um enorme medo. Sinto-me a perder a minha coragem e alegria porque elas vinham de ti, dessa minha força constante que habitava noutro corpo. Era no calor do teu abraço e dos teus olhos emocionados que eu via o sentido da vida, que procurava a vontade de remar face às dificuldades e ao desconhecido. Sinto que a vida vai ser como o episódio de um filme que momentaneamente te faz esquecer e andar entretido com a vida. Hoje percebo que viver é isso, andar meramente entretido. Vivi 24 anos sem conhecer o conceito de saudade, a achar-me com moral para falar sobre perdas, e só hoje sei o que custa e o que remexe por dentro. Estas lágrimas são de espadas afiadas. Restos de uma saudade quase mortal. Em cada pedaço de natureza e de pureza sinto que faltas tu, que deverias estar ali para ver os passarinhos nascer, as rosas abrirem os seus botões, a chuva a sacudir o teu jardim ou o cão a ladrar às motas. O teu vazio faz eco em qualquer circunstância e o combustível da felicidade perdeu-se. És linda, sabias? És o ser mais celestial que conheci. O meu eterno raio de luz, a minha doçura, o meu alento. E foste a correr buscar as tuas asas para que te pudesse chamar de anjo. Avó, estejas onde estiveres sei que me estás a ver e a ouvir. Tenho algo a dizer-te e não serei breve porque também não foste breve em amar-me, e porque tudo o que é perfeito soa sempre a eterno. Nada nos teus olhos espelhou em mim a brevidade do tempo, nenhuma parte da nossa cumplicidade será como a injusta efemeridade dos dias. O amor passou a ser a distância mais curta entre nós. Este luto eterno será a prova de como o amor subsiste. O maior amor é esse, o que supera a presença física, aquele que é cultivado sem um abraço ou um beijo, aquele que é nutrido pela memória calorosa de um passado lindo, tão lindo como os teus olhos verdes. Mesmo despenteada eras linda, tu sabes. Mesmo quando era difícil pintar as tuas unhas enrugadas, ficavas uma verdadeira princesa vestida de cor. Mas a maior cor era a do teu sorriso. Eras linda quando adormecias a ouvir-me estudar. Muitas vezes acordava-te e tu ficavas rabugenta mas quantas foram as vezes que não o fiz para te ver dormir. Eras linda a ver os penaltis do Benfica. Bem sei que nesses segundos a tua fé era explosiva e tanto te continhas para que o orgulho e a competição não te dominassem ou definissem. Eras linda quando te emocionavas com o nosso abraço quando vinha de Coimbra, a nossa Coimbra. Eras linda quando pedias que fosse aspirar mais tarde para ficar contigo ao sol mais um bocadinho. Eras linda quando dizias que estimavas os gatinhos. Eras linda quando a tua emoção face aos meus exames era ainda maior que a minha. Tu vibravas por mim. Eras linda mesmo quando te queixavas que não querias mais sopa. Eras linda quando sorrias após o nosso beijinho de boa noite e dizias que ias ter sonhos cor de rosa. Eras linda a citar versos de poesia ou a cantar músicas populares. Eras linda quando costuravas e assumias esse teu perfecionismo. Eras linda nesse camião voador com que tanto sonhavas ou nessa bicicleta sem rodas que tanto te fazia rir. Eras linda a enumerar o nome das tuas flores e em que data iriam florescer mais para que as pudesses regar a tempo. Sabes, eu fui essa tua flor que regaste sempre a tempo e que irá florescer para sempre para que possas sentir o aroma todos os dias. Esse aroma é teu porque também existes nele. Sabes, por aqui toda a rotina será a tua rotina, tudo continuará para que a mudança de hábitos não amplie a tua ausência e porque queremos que continues a beber café ao fim de almoço connosco, claro. Não fiques chateada se ocupar o teu lugar à mesa ou no sofá, mas é porque ainda te espero encontrar. Também não te zangues se vestir as tuas roupas, mas é porque tenho fé de sentir o teu cheiro. Quero ser o teu modelito, posso? Bem sabes o quanto os nossos gostos clássicos se cruzavam. Desculpa também se tentares aparecer e não te conseguir ver por ter os olhos cobertos de lágrimas. Apareceres nos sonhos e nas memórias é a prova de como estás viva. O teu rosto será sempre o de uma bonequinha bela e feliz. As tuas flores serão regadas e os teus bens cuidados. O teu nome será respeitado e a tua bondade relembrada. Continuarei a contar-te os meus segredos porque uma verdadeira confidente é a que leva os meus desabafos para bem perto de Deus. Tenho um universo de memórias que fazem de mim aquilo que sou. A tua imagem está intocável na minha memória e anseio o dia em que poderei subir ao céu de braço dado contigo. Somente nesse dia tudo fará sentido. Novamente faremos sentido. Mas até lá será a gratidão a maior prova de que fizeste parte da minha vida. Para mim a morte é quando a única distância a percorrer se chama de amor. Para te sentir, basta nutrir este amor todos os dias. Serás sempre a flor mais bonita de todos os jardins do mundo e a mais amada aos meus olhos. Não te peço para que voltes a casa porque sei que estás cá todos os dias.
Se antes existias comigo, hoje sei que existes em mim.

22-05-2019

Comentários

Zaask

Escritora e Fotógrafa